5 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher...

Se acho que faz sentido a mulher ter direito a um dia e o homem não?...

Por um lado acho que não, porque o facto de termos direito a um dia é uma forma de discriminação. Faz com que olhem para nós de maneira diferente quando somos todos iguais no que toca a direitos.



Por outro lado acho que sim, somos fantásticas, somos tão boas como os homens e melhores em várias situações. A questão deste dia é que é um marco. Um marco que define uma época em que a mulher passou a receber os mesmos direitos dos homens.



Vivemos em comunidade há muitos milhares de anos. Há 2.010 anos nasceu Jesus Cristo, data que inicia o nosso calendário.



O incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist em Nova Iorque a 25 de Março de 1911 foi um grande desastre industrial que causou a morte de mais de uma centena de costureiras que morreram no fogo ou se precipitaram do edifício.

A Triangle Company ocupava os três últimos andares do edifício Asch, de dez andares, que fazia esquina entre as ruas Greene Street e Washington Place, e empregava cerca de 600 trabalhadores, a maioria constituída por mulheres jovens imigrantes que trabalhavam 14 horas por dia, em semanas de trabalho de 60-72 horas, costurando vestuário por modestos salários entre os 6 e os 10 dólares por semana.


Mais de 1.900 anos depois do 1º ano do nosso calendário a mulher não podia votar, nem sequer emigrar sem autorização do marido.


Hoje as diferenças começam finalmente a desvanescer...


Se algum dia vamos ter direitos 100% iguais entre ambos os sexos? Não acredito que isso esteja para breve. Mas ainda vai ser na minha geração que isso vai ser visto!


Sem comentários: