24 de setembro de 2009

Piquenas e médias verdades




Para não me dizerem outra vez que sou anti-esquerda, venho por este meio analisar o piqueno folheto publicitário do PSD.

Como podem ver a campanha do PSD baseia-se na VERDADE! E vejamos que verdade é esta…

Segundo Ferreira Leite “ a politica só tem sentido com valores” devem ser os valores monetários com certeza. Ah! Afinal parece que não… “Valores como a Verdade (cá está outra vez) a Seriedade no discurso (pois que nunca vimos a Sra. Dra. de cara sorridente confirma-se), o Realismo das propostas… ora aqui é que a porca torce o rabo. (Não, não me refiro à MFL).

Continua… “ Durante meses ouvimos os portugueses, analisámos os problemas e fizemos propostas”… Cá estão as propostas.

Enquanto leio o resto do panfleto encontro mais uma meia dúzia de verdades ( a palavra mesmo) e esperança (mas novamente a palavra).

Continuo à procura das efectivas propostas…

Ora Portugal está em crise… blá blá blá… precisamos de soluções… blá blá blá… Ah e uma coisa engraçada: “O programa eleitoral do PSD não se apresenta como uma solução que pretende resolver todos os problemas do País ao mesmo tempo…” Afinal aqui está uma verdade que todos sabemos mas não estávamos à espera de ver assumida por um líder partidário. Atenção que eu apresento propostas (eu ainda não as vi mas devem estar para chegar no fim do flyer) mas olhem que isto não é para resolver os problemas todos do país ao mesmo tempo!

Finalmente chego às propostas… Ah mas não são propostas são prioridades:

Porque propostas são argumentos numa exposição resumida. Ou seja eu proponho que se deixe de pagar impostos! Eu proponho que se acabe com os canais codificados… :P por exemplo…

Pois aqui estão as prioridades do PSD:

Criar condições para aumentar o emprego.

Dar prioridade às famílias e às pessoas. (Ah e “aos problemas pessoais das pessoas não esquecer!”MFL em entrevista RTP)

Recuperar a confiança no sistema judicial.

Devolver a autoridade e o prestígio aos professores.

Promover uma politica de prevenção e melhorar a coordenação dos meios de combate à criminalidade.

São apenas algumas das prioridades do PSD, curiosamente não mencionam nunca o Sistema Nacional de Saúde…

Eu não sou de dizer mal de toda a gente nem de me fazer de vítima ao ponto de “Matar o meu pai e a minha mãe para me fazer de órfã” MFL em entrevista à RTP no debate com Sócrates.

Eu continuo a achar que a Dra. MFL continua com a mesma politica de uns meses atrás quando questionada por um jornalista sobre a ausência de propostas vindas do principal líder da oposição, ao que Manuela F Leite respondeu sabiamente: “Para me roubarem as ideias?!”

As prioridades são boas são sim, mas lá está… onde estão as medidas concretas… o que vai ter de ser feito para que essas metas sejam atingidas… Isso é o que precisamos saber… Porque aquilo que nos faz falta já nós sabemos o que é… é necessário é mostrar as decisões em como lá chegar.

Tomar consciência que o eleitor não é burro, e que não poderá ser só dar. Cortes e reduções terão de ser feitos… Mas disso só falemos depois das eleições…

Falou verdade falou… mas precisava de uma piquena lição de clareza!

Sem comentários: