17 de setembro de 2010

Detalhes...

A vida é feita de pequenos e inúmeros detalhes. Muitas vezes são eles que preenchem aquilo que à primeira vista nos parece um grande vazio.

Coisas que não reparamos de imediato, mas que têm uma importância extrema. É a diferença entre o banal e o singular. O que nos distingue dos demais. O que faz de nós quem somos.

Detalhes... passando um tempo, todas as nossas recordações são detalhes.

Por exemplo do meu 1º verdadeiro amor:
  • A primeira vez que ele disse que me amava, não me lembro do discurso exacto lembro-me do sorriso igual a nenhum outro característico dele.
  • Da cor dos lençóis do local onde passamos as primeiras férias juntos;
  • Do cheiro do quarto dele;
  • Da estação do metro onde me deixou depois do nosso quase primeiro beijo;
São os detalhes que preenchem uma vida. É dos detalhes que nos lembramos mais tarde.

As pessoas são um conjunto de pequenas características, pequenos defeitos, que fazem com que nos apaixonemos. E é um prazer descobrir cada detalhe. Quando partilhamos muito tempo juntos começamos a conhece-los, a decora-los e através deles percebemos o que o outro sente antes de o exprimir.

São os detalhes que nos deixam loucos quando não conseguimos esquecer alguém. Parece que tudo nos faz lembrar essa pessoa. O dia em que pegou neste objecto, a forma como riu ao ver este filme, a forma como me tocou na mão quando estava triste.

O tempo passa. Os detalhes ficam na memória. E é quando os recordamos com carinho, com um misto de saudade e felicidade por terem acontecido, que nos apercebemos que foram excelentes momentos, que recordaremos para sempre. Quando deixam de assombrar e passam a provocar um sorriso.

Detalhes. Tudo o que fica são os detalhes e a importância que lhes demos quando aconteceram.

Sem comentários: